Notícias

Especialista orienta para os principais cuidados com a visão

Especialista orienta para os principais cuidados com a visão

Segundo a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, no Brasil uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega. Além disso, mais de 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual. O médico oftalmologista Pedro Heleno falou sobre os principais cuidados que devemos ter com a visão.

Segundo ele, a visão é o principal sentido que o ser humano usa para se comunicar com o ambiente. Ele explica que, a principal causa de deficiência visual no mundo é a falta de óculos ou de lentes de contato. “Depois vem a catarata, glaucoma, degeneração ocular relacionada a idade e retinopatia diabética, sendo que essa última é a principal causa de cegueira”, explica.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Só no Brasil, mais de 35 milhões de habitantes têm algum grau de dificuldade visual. Segundo Pedro, o acesso à saúde no Brasil é difícil para grande parte da população e isso causa prejuízos. “Para se ter uma ideia, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, ou seja, falta prevenção.”

Alguns hábitos podem causar prejuízos na visão, por exemplo, coçar os olhos ou ficar muito tempo em frente às telas. “Coçar os olhos pode causar ceratocone, uma doença que pode reduzir a capacidade visual. Já o excesso de tela pode causar muitos problemas, principalmente às crianças. Um dos problemas que podem acontecer é o surgimento da miopia”, alerta.

Para proteger a saúde dos olhos, Pedro orienta ser necessário consultar sempre um especialista para verificar a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato.

Imagem: Estilo 5.0 +

 

Compartilhe