Notícias

Projeto Cora: acadêmicos da FAME abrem projeto de capacitação para primeiros socorros em Barbacena

Projeto Cora: acadêmicos da FAME abrem projeto de capacitação para primeiros socorros em Barbacena

As acadêmicas do 5º período da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), Marina Veloso e Milena Borges, estão à frente de um projeto de extensão chamado “Cora”, que visa capacitar a população para oferecer um primeiro atendimento em casos de emergências cardiorrespiratórias.

O Projeto Cora, que significa Capacitação, Orientação e Rápido Atendimento, reúne estudantes de diferentes períodos da faculdade. “Nossa ideia inicial foi juntar um grupo treinado com suporte básico de vida, principalmente com a manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP) e a manobra de desengasgo. Queremos que esses alunos sejam capazes de levar esse conhecimento para profissionais de empresas em Barbacena”, explicou Marina Veloso.

Estatísticas mostram a necessidade da iniciativa. “As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito global, com aproximadamente 320 mil mortes anuais devido à parada cardiorrespiratória. E cerca de 80% dessas paradas ocorrem fora do ambiente hospitalar, sendo testemunhadas por pessoas leigas”, acrescenta Marina.

Milena Borges reforça a importância do projeto, especialmente em épocas mais frias, quando o número de incidentes aumenta. “Todo mundo pode aprender alguma coisa. Nosso treinamento é básico, mas pode ser crucial até que o socorro especializado chegue. Você pode ser responsável por salvar a vida de um colega ou familiar.”

O projeto já deu seus primeiros passos, tendo sido introduzido durante a ação do Maio Amarelo em colaboração com a SETRAM e a Prefeitura. “Os acadêmicos que participam do projeto já estão treinados e agora vamos iniciar a capacitação nas empresas,” comenta Milena.

Marina enfatiza que o Projeto Cora é totalmente voluntário e gratuito. “Empresas interessadas não precisam pagar nada. Estamos disponíveis e dispostos a expandir este projeto. Qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, pode entrar em contato conosco”.

Para quem quiser mais informações ou desejar agendar uma sessão de treinamento, o contato pode ser feito pelo e-mail projetocora.fame@gmail.com ou pelo Instagram @projetocora.fame. “Nossa principal meta é que a população esteja apta a prestar os primeiros socorros até a chegada do SAMU,” conclui Milena.

Compartilhe