A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) emitiu um comunicado alertando a população sobre uma nova tentativa de fraude que está circulando pelos meios digitais. De acordo com a pasta, golpistas estão se passando por representantes da plataforma oficial GOV.BR para enganar os cidadãos.
Na ocasião, os criminosos enviam mensagens contendo ameaças de que o CPF do usuário será bloqueado. Junto com a ameaça, é encaminhado um link fraudulento, supostamente destinado à regularização ou pagamento de taxas.
A Semas esclarece que o objetivo principal dessa ação é o roubo de dados pessoais sensíveis e a tentativa de forçar o cidadão a realizar depósitos indevidos na conta dos estelionatários.
Para quem receber este tipo de mensagem, a instrução é que o cidadão não clique em nenhum link enviado por mensagem suspeita; não faça pagamentos ou transferências solicitadas por esses meios; exclua a mensagem imediatamente do seu celular ou caixa de e-mail.
A Prefeitura recomenda que, em caso de dúvidas sobre a situação do CPF ou outros serviços, o cidadão consulte sempre os sites oficiais e confira os canais de comunicação legítimos do governo.