Notícias

IBGE aponta Barbacena abaixo da média nacional de PIB per capita e revela desigualdades econômicas entre municípios

IBGE aponta Barbacena abaixo da média nacional de PIB per capita e revela desigualdades econômicas entre municípios

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última sexta-feira (19) os dados do Produto Interno Bruto dos municípios brasileiros em 2023. O levantamento é uma parceria do instituto com entidades estaduais e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O PIB per capita é um indicador econômico que representa o Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes de um país, estado ou município. Ele não equivale a distribuição de renda daquele lugar; mas a média da produção econômica por habitante.

De acordo com os dados, há 4.384 municípios que estão abaixo do PIB per capita do Brasil, que é de R$ 53.886,67. Isso representa 79% das cidades brasileiras, incluindo Barbacena.

Segundo o levantamento, em 2023, o PIB per capita da cidade foi de R$32.785,79, ficando em 2553º lugar no ranking de PIBs per capita. Entre 2018 e 2023, o aumento do PIB em Barbacena foi de aproximadamente 55,9%.

Entre 2022 e 2023, municípios com economia ligada à exploração de petróleo lideraram as maiores perdas de participação no PIB nacional, como Maricá, Niterói e Saquarema (RJ), o que contribuiu para a desaceleração da desconcentração econômica no país e para o aumento da fatia das capitais, que passaram de 27,5% para 28,3% do PIB. Impulsionadas pelo setor de serviços, capitais como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro ampliaram sua participação, e dez municípios concentraram cerca de 25% da economia brasileira em 2023, com destaque para São Paulo (9,7%). O estudo também revela fortes desigualdades regionais: Saquarema (RJ) registrou o maior PIB per capita do país, enquanto Manari (PE) apresentou o menor, evidenciando a grande disparidade econômica entre os municípios brasileiros.

Compartilhe