A Prefeitura Municipal de Barbacena emitiu uma Nota Oficial sobre o corte de dois ipês amarelos, com cerca de 60 anos, que ficavam localizados na Praça dos Andradas, em frente ao Santuário da Piedade. A poda das árvores aconteceu durante a montagem das estruturas do Sonho de Natal 2025, e causou revolta e indignação, principalmente entre os moradores da região central da cidade. O caso levou, inclusive, a Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barbacena a se manifestar oficialmente, após repercussão e questionamentos da população.
O Poder Legislativo informou que recebeu a solicitação para a supressão das duas árvores, e após avaliação rigorosa, única e exclusivamente técnica, além de vistoria realizada pela equipe técnica da SEMMA, foi constatado que os ipês apresentavam condições desfavoráveis, como galhos secos e sinais de degradação. Desta forma, devido as condições encontradas e as recomendações relativas à segurança das pessoas durante eventos realizados na área, foi autorizado o corte das duas árvores.
A Nota ainda informa que, como forma de compensação ambiental, serão realizados o plantio de 20 mudas para cada árvore suprimida, totalizando 40. No entanto, a Nota não explica quais as espécies ou locais de plantio destas novas árvores.
Vale ressaltar que no último mês de abril, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram a cidade como o segundo município do Brasil com menos trechos de ruas arborizadas. De acordo com os dados, Barbacena tem apenas 23,1% de trechos de ruas arborizadas e fica atrás apenas da cidade de Brusque (SC), que registra 22,2%. Além dos questionamentos sobre a causa do corte dos ipês, a 93 FM também questionou a Secretaria de Meio Ambiente sobre esta condição da cidade e o que está sendo realizado para mudar este cenário, contudo, não obteve resposta.
A seguir a Nota da Prefeitura:
“A Prefeitura Municipal de Barbacena através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) informa que, no dia 3 de dezembro, recebeu um ofício solicitando autorização para a supressão de duas árvores da espécie Ipê-amarelo, localizadas no Jardim Municipal, no centro da cidade, em frente ao Santuário da Piedade.
A solicitação foi avaliada com rigor único e exclusivamente técnico e após vistoria realizada pela equipe técnica da SEMMA, verificou-se que os exemplares apresentavam condições fitossanitárias desfavoráveis, galhos secos e sinais de degradação. Considerando as condições encontradas e as recomendações relativas à segurança das pessoas durante eventos realizados na área, foi autorizada a supressão das duas árvores.
Foi determinado na ocasião da autorização como compensação ambiental o plantio de 20 mudas para cada árvore suprimida, totalizando 40 mudas.”