Notícias

Governo de Minas lança Operação Natalina 2025 com 5 mil policiais adicionais

Na última sexta-feira (5),  a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a Operação Natalina 2025 em todo o estado. O evento também marcou o lançamento da campanha publicitária de prevenção a furtos batizada de “Fica ativo, sô!”.  De acordo com o vice-governador do Estado, Mateus Simões, que esteve presente na solenidade, foram mobilizados o adicional de cinco mil policiais para garantir a segurança nas ruas e Minas Gerais durante o período de compras.

A ação, que se estenderá até o último dia do mês de dezembro, tem como foco a prevenção criminal, especialmente dos delitos contra o patrimônio, e o aumento da sensação de segurança, por meio de ações da polícia de proximidade, para proporcionar tranquilidade e segurança aos mineiros durante o período de compras e festividades de final de ano.

Além do policiamento rotineiro, a ação contará com um reforço de militares, incluindo efetivo das áreas administrativas, dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Missões Especiais (CME) e de Aviação do Estado (Comave) e do Batalhão de Policiamento de Eventos (Bepe). A operação também marcará o primeiro emprego operacional de discentes do Curso de Formação de Soldados.

Serão desenvolvidas ações como o emprego do policiamento a pé e com viaturas em locais estratégicos, buscando aumentar a visibilidade e consequente preservação da ordem pública.

A campanha contra furtos “Fica ativo, sô!”, criada em parceria com o Governo de Minas, adota uma estratégia de mídia diversificada para maximizar o alcance das orientações de segurança e fomentar a consciência preventiva da população.

O foco é a prevenção dos crimes de furtos a pedestres, comércios, residências e veículos. As dicas serão veiculadas por meio de redes sociais, mídia externa, como backbus, painéis de LED, bancas de revistas, abrigos de ônibus e cartazes informativos fixados em pontos estratégicos das cidades.

O objetivo é garantir que as informações de segurança cheguem à população em vários momentos de deslocamento diário, transformando o cidadão em um parceiro ativo na prevenção.

Compartilhe