O Procon Municipal de Barbacena divulgou, nesta quarta-feira (12), o ranking com as 10 (dez) empresas que registraram o maior número de reclamações no órgão durante o mês de outubro de 2025. A publicação atende ao que determina a Lei Municipal nº 4.909/2017, que estabelece a transparência das informações sobre as demandas de consumo no município.
De acordo com o levantamento, instituições financeiras e operadoras de telefonia seguem liderando o número de registros, mantendo a tendência observada em meses anteriores. Também figura entre as mais reclamadas a concessionária de energia elétrica, refletindo as principais demandas dos consumidores locais.
O Procon destaca que há uma predominância de atendimentos a consumidores idosos, muitos deles enfrentando dificuldades financeiras em razão do endividamento decorrente de empréstimos consignados e pessoais.
O órgão reforça a importância da participação dos consumidores no Mutirão de Renegociação de Dívidas, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Procons Brasil. A ação nacional segue até o dia 30 de novembro e oferece condições especiais para a negociação de dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e outras modalidades contratadas em bancos e financeiras – desde que não haja bens em garantia e as dívidas não estejam prescritas.
Os consumidores de Barbacena podem procurar o Procon Municipal, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Getúlio Vargas, nº 80, no Centro, para obter apoio e encaminhamento das propostas de renegociação junto aos bancos participantes.
As empresas mais reclamadas segundo a lista do Procon em Barbacena foram Banco Bradesco, Banco Mercantil do Brasil, Grupo Itaú, Banco BMG, Agibank, Telefônica, Claro, Caixa Econômica, TIM e Cemig.