O Plano de Ação que será executado durante a Festa das Rosas de 2025 foi detalhado pela Secretária Municipal de Segurança de Barbacena com objetivo de garantir a segurança e fluidez do trânsito para todos os participantes do evento.
De acordo com a pasta, o esquema contará com a atuação integrada da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e da Diretoria de Mobilidade Urbana. Uma regra importante destacada pela secretaria se refere à presença de menores de idade no evento que só poderão estar no Parque acompanhados por seus pais ou tutores legais.
A Diretoria de Mobilidade Urbana ficará responsável pela gestão do trânsito, tendo como uma das principais alterações o desembarque dos transportes coletivos que deixará os passageiros no início da primeira entrada do Parque, evitando conflitos entre ônibus e filas de pedestres.
Ainda segundo informações, a empresa de ônibus responsável irá operar com horários diferenciados e reforçar a frota durante os dias de festa garantindo o deslocamento de ida e volta do Parque.
A Guarda Civil, além do patrulhamento, irá fiscalizar todos os equipamentos e estruturas montados no local. Garantindo que todas as normas de segurança sejam cumpridas.