A Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), conquistou, no primeiro quadrimestre de 2025, a nota máxima no monitoramento das Unidades de Internação Estratégica (UIE) da Macrorregião Centro-Sul, realizado pelo Valora Minas.
A UCP tem como objetivo a reabilitação integral e intensiva da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável, servindo de transição entre o hospital e a alta para casa. Para isso, conta com equipe multiprofissional que presta um cuidado de qualidade, possibilitando que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) retome sua autonomia, parcial ou total, e retorne para a sua vida familiar e social.
A avaliação do Valora Minas reúne indicadores de eficiência dos leitos e de qualidade da assistência hospitalar em cada unidade. A política tem por objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira, otimizando recursos nas unidades de saúde e vinculando os repasses a resultados assistenciais e valor entregue à população.
Imagem: Fhemig / Divulgação