Notícias

Produção de flores da região aponta aquecimento no setor

Produção de flores da região aponta aquecimento no setor

De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), a região de Barbacena, um dos principais pólos produtores de flores de corte do país, vem presenciando um reaquecimento no mercado após a crise vivida durante a pandemia, que prejudicou fortemente o setor.
Os principais municípios produtores de flores de corte na região, além de Barbacena, são Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Ressaquinha e São João Del-Rei, que tem uma produção anual de aproximadamente um milhão e 230 mil dúzias de flores. Além desses municípios, Tiradentes também se destaca na floricultura com uma produção de 30 mil vasos de orquídeas. Pela delicadeza que a atividade exige, o setor tem como característica o emprego elevado de mão de obra feminina.
O segmento de produção de flores enfrentou uma fase difícil com a pandemia, principalmente em 2020 e 2021, com a necessidade de isolamento das pessoas e o cancelamento de eventos, importante fonte de renda do setor, no entanto, os produtores da região conseguiram abrir mercados novos como o estado de São Paulo e as vendas virtuais, o que acabou fortalecendo a produção local, com o posterior retorno dos eventos o mercado se mostra aquecido novamente.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor),o mercado de flores e plantas no país, em 2023, chegou a R$17,8 bilhões. No ano passado, as exportações de produtos da floricultura brasileira tiveram como destino 59 países, sendo os principais Holanda (34,6%), Estados Unidos (20,8%), Uruguai (15,2%), Itália e Bélgica.
Dados do sistema Safra Agrícola da Emater mostram que a produção de Flores de Corte foi de 15,51 bilhões de dúzias, em 2023, em Minas Gerais, e este ano deve ser de 14, 3 bilhões de dúzias. Os principais municípios produtores de flores de corte no estado são Andradas, Alfredo Vasconcelos, Jacutinga; Munhoz e Antonio Carlos. Já a produção de flores envasadas foi de 942.330 vasos, em 2023, e a expectativa para 2024 é 947.330 vasos. Teófilo Otoni, Patos de Minas, Tiradentes, Itapeva e Nova Porteirinha são os principais produtores de flores de corte em Minas.
Fonte: Emater.

Compartilhe