Notícias

Polícia Civil encerra a campanha de prevenção ao suicídio em Barbacena

Polícia Civil encerra a campanha de prevenção ao suicídio em Barbacena

A Polícia Civil (PC) encerrou a 9ª edição da campanha Setembro Amarelo, promovida pelo 13º Departamento, em Barbacena, em prol da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. A campanha mobilizou a cidade com mais de 50 palestras em escolas, cursos técnicos e instituições de saúde e também com a realização do concurso de redação entre alunos do ensino fundamental e médio, promovendo conscientização sobre saúde mental e superação de problemas.

Em entrevista, o diretor do 13º Departamento, Dr. Alexsander Diniz, destacou a relevância do trabalho para a sociedade local e ressaltou o papel da PC na coordenação da ação: “É uma campanha de grande importância porque ela trata exatamente de salvar vidas”, afirmou Diniz. Ele também reforçou a colaboração de instituições parceiras, como a Rádio 93FM e toda a rede pública e privada de ensino, essenciais para o sucesso da campanha.

A ação teve um impacto significativo entre os jovens. Mariana Paiva, aluna premiada no concurso de redação promovido durante a ação, destacou a importância do tema. “Eu acho que esse tema é muito importante para ser tratado principalmente nos dias de hoje, que a gente está numa era de intensificação digital. É essencial falar de autoconhecimento e de como lidar com nossos problemas”, comentou.

Outra participante, a aluna Larissa Naiara, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, enfatizou a necessidade de iniciativas que abordem a saúde mental e o suicídio. “Gostei muito desse projeto porque acho que incentiva os jovens a entenderem a depressão e a ansiedade, que são comuns entre nós. É uma forma de mostrar para a sociedade que existe ajuda e que a depressão também é uma doença”, afirmou.

O juiz Alanir Ralph Rabeca, do Juizado Especial, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de campanhas como o Setembro Amarelo. “Sem dúvida, essa é uma das iniciativas mais importantes no contexto da nossa comarca. Estamos envolvidos nessa campanha há nove anos, sempre buscando oferecer o apoio que está ao nosso alcance. Afinal, não há nada mais importante do que preservar a vida e garantir que ela não seja interrompida de forma prematura.”, declarou.

Compartilhe