A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na última quarta-feira (10), a operação Prodigus Proximi, que resultou na prisão de um homem de 32 anos, acusado de roubar a casa de uma idosa, na cidade de Lavras, a mando de um parente da vítima.
De acordo com informações, o crime aconteceu na tarde de 14 de novembro de 2023, quando uma idosa de 61 anos, foi surpreendida em sua casa por um homem armado com uma faca. Na ocasião, após entrar em luta corporal com a vítima, o criminoso roubou diversos pertences. A idosa, por sua vez, conseguiu sair do imóvel e buscou ajuda dos vizinhos, mas quando retornou, o bandido já havia fugido.
Durante as investigações, a PC descobriu que o roubo foi planejado por um parente do marido da vítima, um jovem de 21 anos, que estava em conflito com a família por questões patrimoniais e teria arquitetado o crime para obter parte da herança. O parente ainda teria passado ao comparsa informações sobre a rotina da vítima e detalhes íntimos da família, que foram ditos pelo criminoso no momento do roubo.
O homem, de 32 anos, foi localizado e preso em Barbacena, na casa de familiares. Segundo a PC, o suspeito já possui um histórico de furto e roubo.
A operação policial foi deflagrada pela equipe de investigação de crimes contra o patrimônio em Lavras e contou com a participação de policiais civis lotados na Delegacia Regional em Barbacena. O nome dado à ação policial é uma alusão à participação de um parente da vítima no planejamento e articulação do crime. “Prodigus Proximi” é uma expressão em latim que pode ser traduzida como “Aquele que rouba dos seus”.
Com informações: PCMG.