A cidade de Antônio Carlos ganha, a partir deste sábado (13), um jogo lúdico e instrutivo que tem como tema principal a própria história da cidade. O projeto, idealizado e realizado pelo psicólogo e escritor Dione Dias, foi produzido por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.
“A ideia de realizar esse jogo surgiu através de um jornal que eu escrevo todo mês e que eu distribuo para algumas pessoas conhecidas, que é o Jornal do Amor. E lá eu sempre escrevo sobre alguém e sobre alguma coisa sobre a nossa cidade de Antônio Carlos. E nesse tempo que eu já escrevo o jornal, que já são mais de dois anos, eu percebo quantos assuntos poderiam ser retratados sobre a nossa cidade. Inclusive, eu que gosto bastante de escrever, fico pensando quantos livros a nossa cidade poderia ter diante de tantos assuntos históricos que já aconteceram aqui, bem como curiosidades que a gente tem aqui no nosso dia a dia. E aí foi através disso que surgiu a ideia de juntar esse jogo para que a gente possa despertar em outras pessoas esse sentimento de pertencimento com a nossa cidade.”, explicou Dione.
Batizado de “Jogando com o Antônio Carlos”, o jogo de perguntas e respostas apresenta dados históricos e curiosidades do município, sendo que a cada pergunta o jogador tem a opção de quatro respostas, sendo que apenas uma é a correta. As regras do jogo são simples, e ele pode ser jogado em dupla ou em grupos, vencendo quem acertar mais perguntas. “E a ideia é a gente valorizar e divulgar os fatos e acontecimentos da nossa cidade, para que aconteça um sentimento de pertença ainda mais com o nosso município.”, disse o criador do jogo.
Conforme inscrito no projeto, serão doados 50 jogos às escolas da cidade, tanto da rede municipal como estadual, objetivando incentivar os alunos a valorizem a história de Antônio Carlos. Os jogos também poderão ser adquiridos a partir deste sábado (13) na livraria Gotas de Cultura, em frente à Estação. O lançamento do jogo vai acontecer na Casa da Cultura, nesta sexta-feira (12) das 14h às 17h.