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Filmes mineiros se destacam na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Filmes mineiros se destacam na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes

A 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada entre 24 de janeiro e 1° de fevereiro, destacou a força do cinema produzido no estado. Dois filmes mineiros conquistaram prêmios importantes, reforçando a relevância da produção local no cenário cinematográfico brasileiro.

O longa ‘Deuses da Peste’, de Tiago Mata Machado e Gabriela Luiza, venceu na categoria principal da Mostra Olhos Livres, sendo aclamado pela inovação e ousadia de seu conteúdo. Este é o segundo grande prêmio conquistado por Tiago Mata no festival, que já havia sido premiado em 2011 com ‘Os Residentes’. Deuses da Peste, uma coprodução com São Paulo, traz a história de um ator shakespeariano exilado em um casarão em ruínas, que, ao conviver com seus fantasmas, imagina a peste e o fogo tomando conta do país.

Outro filme mineiro que brilhou foi ‘Parque de Diversões’, dirigido por Ricardo Alves Jr., que foi premiado como o melhor filme da Mostra Autorias. O documentário foi também agraciado com o Prêmio da Crítica, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A obra acompanha a jornada de personagens anônimos que buscam encontros e desejos proibidos, explorando as complexidades das relações humanas e os limites do espaço urbano.

A 28ª edição do festival contou com uma programação intensa, exibindo mais de 140 filmes brasileiros em pré-estreias e mostras temáticas. Ao longo dos dias, o evento registrou a participação de aproximadamente 38 mil pessoas e contribuiu significativamente para a economia local, gerando cerca de R$ 15 milhões.

Com a temática “Que cinema é esse?”, a Mostra de Cinema de Tiradentes se firmou mais uma vez como um dos maiores eventos culturais do estado, destacando tanto a produção nacional quanto o talento de cineastas mineiros. Para a coordenadora-geral do festival, Raquel Hallak, a edição reforçou a importância do cinema como um meio de reflexão sobre as transformações sociais e climáticas, além de abrir portas para a internacionalização da cinematografia brasileira.

Com informações do Tempo

Imagem: Reprodução/Leo Lara

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